Udr 666

From NoiseWiki
Jump to navigationJump to search

U.D.R.[1] foi uma banda brasileira de rock cômico, que fez, também, uma sonoridade que envolvia punk rock, funk carioca, gangsta rap e grindcore.[2] Formado em Belo Horizonte em 2003, o trio composto por Professor Aquaplay, MS Barney e MC Carvão — respectivos jornalista, historiador diplomata e relações-públicas — utilizou-se de diversos recursos de sátira e humor negro para cantar sobre satanismo, transexualidade, anticristianismo, violência extrema, drogas pesadas, bukkake, coprofilia, deficiências (como paraplegia e autismo), cultura hipster, homoerotismo, apologia à extrema-direita e outras questões.

Erroneamente rotulados como satanistas, o humor feito pelos integrantes causou controvérsia, chegando a serem processados e impedidos de cantar algumas canções em shows, mas suficientemente populares para terem músicas veiculadas em programações da MTV Brasil e serem apresentadas no exterior. A banda também foi alvo de publicações em revistas e estudos acadêmicos acerca das temáticas que dividem opiniões. Na visão de alguns autores, algumas delas são crimes previstos no código penal brasileiro. Outros enxergam que sua veia artística expõe — de forma pioneira no cenário musical nacional — temáticas que normalmente evita-se abordar. As temáticas possuem objetivo satírico por parte dos integrantes, não expressando seu real posicionamento a respeito dos assuntos que são tratados.

Após mais de dez anos de carreira, dois dos três integrantes do grupo foram condenados na justiça do estado de Minas Gerais. Embora os músicos tenham recorrido na decisão, escolheram anunciar o fim do grupo, em junho de 2016.

Biografia

DÉCADA DE 1980 20/07/1982 – Nasce Rafael Mordente (futuro Professor Aquaplay) 12/10/1983 – Nasce Thiago Machado (futuro MC Carvão) 10/06/1984 – Nasce João Carvalho (futuro MS Barney)

ANOS 2000 2000 – Rafael Mordente cria a dupla MC Dor & MC Sofrimento com seu amigo “Mosca” e escreve sozinho a primeira versão de “Bonde da Depressão”.


2001 – Começa o satanismo na banda MC Dor & MC Sofrimento. Eles escrevem as primeiras versões de “Bonde da Mutilação” e “Dança do Pentagrama Invertido” e trocam de alcunha, para MC Abutre & MC Carniça, respectivamente Rafael Mordente e Mosca.


2002 – João Carvalho integra-se a banda e ajuda a escrever “Bonde de Jesus”. O nome escolhido por ele foi MS Barney, cuja explicação do nome encontra-se aqui.


2003 – Thiago Machado é convidado para acompanhar a banda Enema Groove, de Rafael e Mosca, em um show com diversas bandas de metal. A banda sobe no palco e faz um show de funk com “umas bases podraças”, criadas tanto pela dupla quanto por Thiago. A apresentação foi uma grande zoeira e a plateia (por volta de 20 pessoas) adorou, assim Thiago Machado entrou na banda, agora um quarteto.[1]

- MC Abutre e MC Carniça foram convidados para um show de estreia de um curta-metragem cuja trilha sonora era "Dança do Pentagrama Invertido".

- É feita a primeira música em grupo pelos 4 membros da banda: “Vômito Podraço”.

- MC Abutre se rebatiza de “Professor Aquaplay” e Thiago se batiza de “MC Carvão”.

- MC Carniça decide sair da banda, restando o trio MS Barney, MC Carvão e Professor Aquaplay, que batizou a banda de U.D.R, em homenagem à banda UDORA e satirizando a União Democrática Ruralista.

- A U.D.R começa a usar o site Trama Virtual para publicar suas músicas, o que faz mais pessoas descobrirem a banda, que torna-se uma das mais conhecidas do site. Sai uma matéria chamada “Os artistas mais estranhos do Trama Virtual”, que inclui a banda, que após ver esse “sucesso” resolve lançar merchandising e resolve gravar seu álbum de estreia.[2]

- A U.D.R grava seu primeiro disco, Seringas Compartilhadas Vol. 2 – Concertos para Fagote Solo, em Si Bemol, com 9 músicas: Novas versões para as 5 músicas feitas anteriormente e 4 faixas inéditas: “O Evangelho Segundo Sergei”, “Bonde da Orgia de Travecos”, “Bonde do Amor Incondicional” e “Bonde do Aleijado”. O lançamento dele se dá por volta de Outubro de 2003, no site Trama Virtual.[3]

2004 – Início da turnê “o Amor Move Montanhas”, mais pessoas passam a escutar U.D.R e eles lançam Jamo Brazilian Voodoo Macumba Kung Fu..., com 8 músicas novas.

2005 – A U.D.R faz 2 grandes apresentações: uma apresentação para 2 mil pessoas em Belo Horizonte e outra para 700 em São Paulo.

- 5 de junho de 2005 a U.D.R aparece no Kool Metal Fest 6, fazendo a gravação que iria aparecer no disco Racha de Chevettes. Nesse show acontece a primeira gravação da música “O Cais” (mas ela já havia sido apresentada no Kool Metal Fest 3), além de performances ao vivo de outras 10 músicas dos primeiros dois discos da banda.

- Mais pro fim do ano, MS Barney sai da banda depois de desentendimentos, dedicando-se a seu mestrado, concluído em 2009.


2006 – “Um ano cheio de aventuras e aparições na TV” segundo Aquaplay.

- O grupo Bonde das Impostoras gravou a música “Satanás Aplaude (Pauno Kuda UDR)”, satirizando a U.D.R.

- No dia 25 de Março, a U.D.R cria seu canal no YouTube, publicando o clipe da música “Gigolô Autodidata” (acesse ele aqui).[4]

- No começo de junho eles publicam no Trama Virtual falando sobre o lançamento de WARderley, seu próximo LP. Nos dias 10 e 15 de junho, os que atendessem os shows da banda poderiam adquirir o CD do álbum por apenas R$ 10, ou por R$ 15 caso reservassem uma cópia por e-mail, que seria entregue em qualquer cidade do Brasil.[5]

- WARderley é lançado no show de São Paulo do dia 10/06. O CD contém 66 músicas, 50 delas de apenas 6 segundos (e sem som). Está incluído no álbum algumas músicas do disco anterior (“Avião Brutal do Scat”, “Gigolô Autodidata”), algumas músicas que já tinham sido liberadas online (“O Cais”, “Rock And Roll Anti Cósmico da Morte”) e diversas inéditas (“Clube Tião”, “Dança do Bukkake”).

- Meses depois da música do Bonde das Impostora, a U.D.R lança “As Curitibanas Mais Taradas”, como resposta. Eles também criam o blog curitibaamadoras.blogspot.com, com o intuito de reunir “foto-homenagens” aos membros do Bonde das Impostora. Eles fizeram o seguinte post no site abacaxiatomico.com.br, no dia 01/08/2006:

"A montagem mais tosca e comentada até o dia 12 de Outubro de 2006 ganha o CD WARderley autografado e um single com a musica tema do concurso. Este single será autografado pro ninguem menos que as mães dos U.D.R. !!! Isso mesmo! A mãe deles! - Mas Carvão, eu não sei onde encontrar fotos deles!!!! NÃO? Entre nesses sites aqui ó: www.myspace.com/bondedasimpostoras - BONDE DAS IMPOSTORAS www.myspace.com/virginiadeferrante - Vicky IMPOSTORA www.myspace.com/polacadanhanha - Marina Do Rolê www.myspace.com/diplo - Diplo www.myspace.com/djgorky - Gorky Do Rolê www.myspace.com/bondedorole - BONDE DO ROLÊ www.myspace.com/barbarasoueu - Barbara IMPOSTORA www.fotolog.com/anorexia - Flog da Vicky IMPOSTORA www.fotolog.com/nounousse - Flog do Celo IMPOSTORA www.fotolog.com/classless - Flog da Barbara IMPOSTORA www.fotolog.com/rolemania - Flog do Bonde do Rolê Participe sem moderação!!!!”

No fim, pessoas próximas ao grupo de Curitiba e o Bonde das Impostora ficaram ofendidos com a brincadeira da U.D.R, solicitando a remoção do blog onde seriam publicadas as montagens e um pedido de desculpas, atendido por Carvão e Aquaplay.[6]

- No dia 9 de Dezembro, a U.D.R aparece no programa de TV “Gordo Freak Show”, da MTV, tocando “Gigolô Autodidata”, “Dança do Bukkake”, “Bonde da Orgia de Travecos”, “Dança do Pentagrama Invertido” e “Bonde da Mutilação”. Os vídeos para “Orgia” e “Mutilação” foram perdidos.[7]